17 de fevereiro de 2009

TEXTO DE APOIO: "MOUSE"

MOUSE

O mouse (que em inglês quer dizer “rato” ou “camundongo”), serve para designar um periférico de entrada de manuseio direto nas operações em forma de janelas (windows).


Qualquer mouse possui, basicamente, dois botões: um à direita (dedo médio) e outro à esquerda (dedo indicador). Hoje em dia é muito comum os mouses virem com mais de dois botões. São opcionais, como um terceiro botão central, livre para programação (como se fosse um atalho) ou o roller, excelente mecanismo útil para baixar/subir a tela, substituindo, assim, o manuseio virtual pelas “barras de rolagem”.

De qualquer forma, qualquer mouse sempre possui dois botões.

BOTÃO ESQUERDO - o qual se usa com o dedo indicador. Tem a função de executar uma AÇÃO. Seu uso pode ser variado... Por exemplo: dois cliques rápidos servem para acionar um programa, um arquivo, abrir uma pasta etc. Um clique, pode servir para selecionar um arquivo ou pasta, e ainda, para acionar um link. Clicando com o botão esquerdo e segurando-o, é possível correr com o mouse e selecionar, p.ex., um texto. Da mesma forma, é possível mover objetos (ícones, imagens, arquivos etc.).

Também há possibilidades de usar o mouse simultaneamente com outras teclas, como por exemplo, a tecla Ctrl. Isso permite selecionar diferentes arquivos ou pastas, mesmo que estejam fora de ordem, bem como células eqüidistantes numa planilha de Excel.

BOTÃO DIREITO – o qual é operado com o dedo médio e nos serve sempre que precisamos PERGUNTAR AO COMPUTADOR AS OPÇÕES de que dispomos. Em qualquer lugar da tela, sobre um link, uma seleção, um botão, uma opção, uma pasta, um arquivo, um espaço vazio etc. Acionando o botão direito do mouse, poderemos visualizar as opções que a máquina nos oferece.




Nenhum comentário: