17 de fevereiro de 2009

TEXTO DE APOIO: "ESTABILIZADOR"

A UTILIDADE DO ESTABILIZADOR


O estabilizador (aquela caixinha onde fica ligado o computador) é fundamental para a segurança da máquina.

Toda rede de energia tem um fluxo elétrico variável, quer dizer, não dispõe de um fluxo constante de energia, mas “oscilante”.

Essa oscilação pode comprometer, com o tempo, o bom funcionamento dos eletro-domésticos. Assim, não é diferente com os micro-computadores.

Além das oscilações de energia, há ainda a possibilidade de picos repentinos de descarga elétrica, ou ainda, cortes abruptos do fluxo elétrico. Nestes casos, os eletro-domésticos podem sofrer danos irreversíveis, apesar disso não ser muito comum hoje em dia. Mesmo assim, devemos considerar essas possibilidades, porque não são impossíveis.

O estabilizador é componente útil para qualquer eletro-doméstico, mas seu uso é indispensável quando o equipamento é muito caro, ou ainda, no caso dos computadores pessoais, onde um pico repentino de energia poderia causar a perda total de dados importantes.

O segredo do estabilizador está numa pequena ampola que possui um filamento metálico por onde passa a energia. Descartável e muito barato, o chamamos de FUSÍVEL. Se houver um pico de energia, antes de atingir ao aparelho, o filamento do fusível se rompe e salva a máquina. A diferença é a integridade dos dados salvos no micro e a vantagem de trocar o fusível por apenas alguns poucos centavos de Real.

Nenhum comentário: