26 de julho de 2008

LULA NA FACULDADE?

Mesmo antes do presidente Luis Inácio Lula da Silva ter assumido o Governo em seu primeiro mandato (2002), após 3 tentativas frustradas, corria na boca das pessoas que Lula seria incapaz de presidir o Brasil. As piores críticas que os professores ouviam, era o que os pais costumavam dizer e seu filhos repetiam em sala de aula: “...que exemplo para meu filho pode ser um homem que não estudou e virou presidente de uma nação?”.

Navegando pela Internet, deparei-me com essa notícia e resolvi compartilhá-la em nosso jornal:

Lula diz que ainda quer fazer faculdade
publicada em 03/04/2008 às 18h17m (Flávio Freire)

"Quem sabe, quando
eu não for mais nada,
eu possa concluir, através
da Universidade Aberta,
o meu diploma universitário"


RIO GRANDE - Num discurso em que destacou as realizações do governo para o setor de educação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não escondeu nesta quinta-feira, na cidade de Rio Grande, a 300 km de Porto Alegre, a frustração por não ter um diploma universitário. Lembrou que uma série de dificuldades o impediu de cursar uma faculdade, mas não escondeu que não abandonou os planos nessa área para quando deixar o governo.

- Não pude fazer (faculdade) em um primeiro momento porque não tinha condições, em um segundo momento porque eu estava casado, em um terceiro momento porque virei dirigente sindical, em um quarto momento porque virei presidente do PT, e em um quinto momento porque virei presidente da República. Quem sabe em um sexto momento, quando eu não for mais nada, eu possa concluir, através da Universidade Aberta, o meu diploma universitário - disse Lula a uma platéia de trabalhadores rurais na inauguração do auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O Universidade Aberta é um projeto criado pelo Ministério da Educação com ênfase no ensino à distância.

Pouco antes, Lula repetiu números que normalmente fazem parte de seu discurso. Disse que, em oito anos, terá construído 214 escolas técnicas, enquanto nos últimos 100 anos o país construiu apenas 100 dessas unidades. E foi além:

- Estamos tentando construir duas outras coisas: uma universidade latino-americana e uma universidade africana de língua portuguesa, para que a gente possa pagar a dívida que a gente tem pelo que os escravos produziram nesse país - disse ele.

O presidente não deu detalhes do plano, como o local onde a instituição seria construída ou o custo do projeto. Mas garantiu ser uma ambição do governo. Ele alinhou a intenção de erguer a "universidade africana de língua portuguesa" no mesmo programa que prevê dez novas instituições de ensino superior federais.

EXTRAÍDO DO SITE “O GLOBO ONLINE” EM 04ABR2008

Nenhum comentário: