26 de julho de 2008

BACIA PETROLÍFERA DE SANTOS

PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO PARA A BAIXADA SANTISTA

A partir de 2004, o governo federal anunciou uma série de descobertas de reserva petrolífera localizada na “Bacia de Santos”.

Por algum tempo, não se deu grande atenção a tais notícias, mas, para os mais atentos, já se podia verificar mudanças na nossa região como a duplicação da Rodovia dos Imigrantes (São Paulo-Litoral) e a onda de construção imobiliária que já assistimos.

Com a crise da Bolívia no início de 2007, o governo brasileiro viu-se numa delicada situação, porque as empresas brasileiras que exploravam petróleo e gás natural na Bolívia a fim abastecer com energia as indústrias aqui do Brasil, foram confiscadas (tomadas) pelo governo de lá. Para o Brasil, restou a alternativa de apressar a exploração das reservas de petróleo e gás da Bacia de Santos.

MAS O QUE NÓS TEMOS A VER COM ISSO?
A reserva de gás e petróleo da Bacia de Santos é imensa e pode corresponder a mais de 50% do que vinha sendo produzido até então pelo Brasil. Sua extensão abrange, em águas profundas da costa brasileira, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. As cidades da Baixada santista (vide o mapa), deverão ser beneficiadas devido a proximidade do maior centro produtivo e consumidor do país: a “cidade de São Paulo”, com suas tantas vias de acesso para todo o Brasil.

Espera-se que para os próximos anos, haja um aumento de investimentos na região. É que junto com a exploração do petróleo e gás, haverá a necessidade da região se estruturar melhor para atender a demanda que se espera: moradia, novas vias de transporte, indústrias que poderão se instalar na região, empresas de transporte e diversos serviços ligados ao conseqüente desenvolvimento.

Temos observado, pela própria proximidade da capital e pela falta de emprego na região, que muitos moradores acabam por mudar de cidade em procura de melhores condições de vida. Isso, para os próximos anos, pode se inverter, porque novas oportunidades devem surgir aqui em nossa localidade.

Mas essas mudanças só serão boas para os que estiverem preparados!

COMO SE PREPARAR?
Investir em cursos técnicos e de línguas estrangeiras pode ser uma boa alternativa, pois para quem possui algum curso técnico, as chances de trabalho são muito maiores.

Informática, Contabilidade, Hotelaria, Técnico em edificações, Automação industrial, Mecânica, Eletrônica, instrumentação cirúrgica, Técnico de Raio X, Técnico de enfermagem, Culinária, Panificação, Confeitaria, Inglês, Italiano, Alemão, Japonês, Russo, Chinês etc.

Todos estes cursos serão aproveitados por quem os fizer e as chances do mercado absorver estes técnicos são grandes hoje, mas, no futuro, tendem a aumentar ainda mais. Além de tudo isso, deve-se ficar atento aos acontecimentos. Pense bem: quantas pessoas você conhece que falam “japonês”? Agora diga: “será que se você soubesse falar japonês, alguém lhe contrataria para um trabalho?”.

Também vale lembrar que a maior parte dos que realizaram um curso técnico, chegaram a concluir uma faculdade.

São Vicente, 28 de fevereiro de 2008.

Nenhum comentário: